segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Acabaram as eleições. E agora, o que fazemos?




Por Marcel Agarie | Twitter: @Agarie | Facebook: Marcel Agarie | Instagram: Marcel Agarie

Passado o momento de vitória e derrota, pessoas felizes, pessoas tristes, pessoas xingando, pessoas

de luto etc etc etc, acredito que já deu um tempinho pra respirar e pensarmos com calma o que teremos daqui pra frente.

Aproveitando este momento de mobilização política nacional, o qual acho de extrema importância, peço que todos continuem acompanhando a política.

Política é chata, eu sei. Mas é nossa função também seguir acompanhando a política realizada pelos nossos eleitos em todas esferas, municipais, estaduais e federais durante os seus 4 anos de governo e não apenas nos meses que antecedem as eleições.

Outra coisa que considero importante. Vamos tentar entender mais como funcionam as coisas. A escolha do nosso presidente é apenas uma pequena parte do processo. Tão importante quanto o presidente, são as ações desempenhadas pelos 513 deputados federais e 81 senadores que também elegemos.

São eles que aprovam orçamentos, reformas, criam e votam praticamente tudo que é lei que rege este país. Assim como os deputados estaduais para o estado e os vereadores para o município.

Temos o costume de colocar tudo na conta do executivo e esquecemos de dar a devida atenção aos nossos legislativos.

São lá que muitos projetos que muitas vezes são ótimos para o nosso país são derrubados simplesmente pelo fato de quem elaborou o projeto ser da situação ou da oposição. Num exemplo tosco, a coisa funciona assim:

O governo cria um projeto que pode ser sensacional para melhorar a educação do nosso país. Para que o governo não fique com os créditos de algo que poderia ser incrível para o povo, a oposição vota contra (e vice-versa) e barra o projeto que poderia ser bom para todos nós.

Ou seja, a maioria dos políticos e partidos pouco estão preocupados com a população. Na maioria das vezes estão preocupados apenas com o poder. Como eles sabem que não estamos acompanhando, não estão nem ai para o que a opinião pública vai achar com o voto que ele der na hora de votar em algum projeto.

Então, vamos ficar de olho. Pelo bem do Brasil é importante que todos nós acompanhemos a política diariamente muito além das postagens das redes sociais e manchetes de revistas e jornais falando do PT e o mensalão ou o PSDB e o tremsalão.

Temos que entender como funciona da máquina política.

Temos que conhecer quem são os presidentes das câmaras legislativas (aposto que todos aqui sabem) para enviarmos nem que seja um e-mail questionando os projetos de lei em pauta e por que alguns projetos urgentes e necessários estão engavetados.

Confesso que já mandei e-mails algumas vezes cobrando por alguns projetos e o resultado foi que pouca coisa mudou. Mas e se todos enviassem ou um número considerado de pessoas passassem a fazer isto? Será que não surtiria algum efeito? Eu acredito que sim, pois eles se sentiriam fiscalizados, algo que hoje tenho certeza eles sabem que não são.

É possível que pressionemos o legislativo e o executivo para que façam andar projetos que ajudem a melhorar nosso país, entre eles a reforma política e tributária que entra governo, sai governo, nunca acontecem.

É isso pessoal. Não sou e nem quero ser o entendido de política aqui. Gostaria apenas que todos mantivessem o entusiasmo político que tivemos nestas eleições em todos os dias do ano e procurássemos entender como funcionam os processos políticos.

Só resolvi escrever esta carta gigantesca porque questionei 5 pessoas que estavam falando sobre política nas redes sociais. Perguntei quem eram os atuais presidentes da Câmara dos Deputados e dos Senadores. As 5 pessoas erraram ou não sabiam. Isto me preocupou.

Boa semana para todos!

Marcel Agarie

Nenhum comentário:

Postar um comentário